segunda-feira, 3 de agosto de 2009

6ª encontro

Data:18 de julho/2009
Hora:8 horas/17 horas
Mensagem: supere-se (vídeo) (anexar)

Reflexão e análise das oficinas realizadas (participantes).
Questionamento sobre atividades desenvolvidas: (cursistas/alunos).
SESSÃO COLETIVA 6/UNIDADE 11/PARTE A
Projeto: CONSCIÊNCIA ECOLÓGICA
MAPA CONCEITUAL (ANEXO)
Teoria desenvolvida nos anos 70 pelo pesquisador norte-americano Joseph Novak.-
Ferramenta para organizar e representar o conhecimento.

Justificativa:
O Planeta Terra caminha rumo à devastidão. Somos co-responsáveis pela preservação da vida, pelo amor e respeito à natureza , bem como às coisas da terra.

Objetivos:
Contribuir na formação de seres humanos conscientes;
Colaborar na redução dos desequilíbrios econômico e social;
Fomentar a prática da responsabilidade social;
Avaliar o nível da consciência ecológica de alunos, professores e comunidade;
Medir o grau de comportamento ecológico dessas pessoas.
Incentivar a mudança do comportamento das pessoas quanto à redução e reutilazação do lixo.

Desenvolvimento:
Mapa conceitual (criação);
Questionário-nível de consciência e grau do comportamento ecológico (aplicação p a comunidade);
Gincana ecológica. (material reciclável)

Conteúdos:
Matemática- Sistema de medidas (pesagem do material reciclável) razão/proporção/função/tabelas/gráficos.
Língua Portuguesa: interpretação , produção de textos (gramática e concordância),redação.
Ciências: meio ambiente (conservação),uso adequado do lixo,higiene (necessidade), natureza(cuidados),água (uso racional).
Religião: consciência de si mesmo/consciência dos outros/consciência com os outros.
Língua Estrangeira: interpretação , tradução.
História: comparação e interpretação de dados.
Geografia: mapas,gráficos.
Educação Física: hábitos saudáveis (atividades físicas).
Estatística: gráficos e interpretação.
Palestras e debates com a comunidade escolar.

Público Alvo: alunos da E.M.E.F.Alfredo Lenhardt , professores,funcionários,equipe diretiva,pais e comunidade.

MAPA CONCEITUAL (elaborado dia18 de julho por Elenice,Margareth,Nehita e Odilon).
Interpretação do mapa conceitual:

CONSCIÊNCIA ECOLÓGICA
Através de uma pesquisa de campo, dos usos e costumes, que indicará o nível de consciência ecológica, consciência de si , consciência dos outros e consciência com os outros, relacionado ao meio ambiente e suas variáveis , como sustentabilidade,desmatamento e poluição do ar,da água e do solo,o que causa o efeito estufa e consequentemente o aquecimento global.
Destacando como principal agressor ao meio ambiente o lixo que é responsabilidade de todos ,como governos,escolas,comunidades,através de políticas sociais como processo contínuo na utilização dos 3 Rs(reutilizar,reciclar e reduzir) para evitar a poluição.
Buscando o engajamento social, para amenizar o desastre ecológico local ,especialmente, através da educação ambiental em ação , visando a harmonia do ecossistema na expectativa de uma melhor qualidade de vida.




Conhecimento das pessoas quanto seu papel na sociedade:
*Eu (indivíduo);
*Família;
*Comunidade:
*Escola:
*Empresa;
*Industria;
*Governo.









Debates e reflexão sobre:

*Consciência ecológica (o que é ?) ;
*Efeito estufa(como você contribui para o efeito estufa?);
*Aquecimento Global (como consequência do efeito estufa);
*coleta seletiva do lixo (como fazer);
*definição de lixo orgânico e lixo reciclável;
*eutrofização (fenômeno natural);
*lixo radioativo (destino);
*compostagem;
*aterro sanitário e lixão (diferença);
*racionalidade do uso da água (tempo do banho,torneira aberta para escovar os dentes e ao lavar louças);
*separação do lixo em casa (reciclagem de material,destino dos resíduos orgânicos,compostagem);
*comprometimento social (impacto gerado pelo lixo na sociedade,uso de sacolas plásticas,conceito de limites sociais).



Questionário Comportamental – Consciência Ambiental

1-Em um banho de aproximadamente 10 minutos gasta-se em média 90 litros de água.
Conforme este dado,quanto tempo você gasta para tomar banho?
A-() menos de 5 minutos
B-() entre 5 e 10 minutos
C-()entre 10 e 15 minutos
D-()mais de 15 minutos.

2-Qantos banhos você toma por dia?
A-() 1
B-() 2
C-() 3
D-() mais de 3.

3- Você desliga o chuveiro para se ensaboar?
A-() sempre
B-() algumas vezes
C-() quase nunca
D-() nunca.

4- Se você durante a escovação dos dentes deixar a torneira aberta por 5 minutos gastará 12 litros de água.Durante a escovação dos dentes você mantém a torneira aberta?
A-() nunca
B-() quase nunca
C-() algumas vezes
D-() sempre

5- Ao sair dos cômodos você costuma apagar as luzes?

A- ( ) sempre
B – ( ) Algumas Vezes
C – ( ) Quase nunca lembro
D – ( ) Nunca


6 - Em média, quantas horas por dia a TV fica ligada em sua casa?
A – ( ) Menos que 30 minutos
B – ( ) 30 minutos
C – ( ) Entre 1 e 2 horas
D – ( ) Mais que 2

7 – Você deixa aparelhos ligados sem estar utilizando?
A – ( ) Nunca
B – ( ) Quase nunca
C – ( ) Algumas vezes
D – ( ) Sempre


8 – Alguma luz costuma ficar acesa durante a noite?
A – ( ) Nunca
B – ( ) Quase nunca
C – ( ) Algumas vezes
D – ( ) Sempre

9 – Sobre o uso do ar condicionado/aquecedor em casa:
A – ( ) Não possuo
B – ( ) Possuo, mas uso com pouca freqüência
C – ( ) Uso em dias mais frios
D – ( ) Uso todos os dias

10 – Você costuma demorar muito tempo com a porta da geladeira aberta?
A – ( ) Não demoro muito, penso sempre antes no que vou pegar
B – ( ) Raras vezes demoro um pouco p/ achar o que quero
C – ( ) Muitas vezes me demoro
D – ( ) Nem presto atenção

11 – Você costuma separar seu lixo de acordo com os materiais?
A – ( ) Sim, em minha casa há recipientes apropriados para cada material.
B – ( ) Separo o lixo orgânico do reciclável
C – ( ) Separo as vezes papel ou garrafas
D – ( ) Não, nunca me importei com isso.

12 – Em média, como é o lixo que você produz?
A – ( ) Produzo lixo principalmente orgânico e em pouca quantidade (pois evito produtos embalados) e reciclo
B – ( ) Produzo muito, mas encaminho para reciclagem
C – ( ) Produzo muito e não reciclo
D – ( ) Não sei

13 – O que você costuma fazer com o papel já utilizado?
A – ( ) Costumo transformar em rascunho antes de encaminhar para reciclar
B – ( ) Repasso p/ empresas de reciclagem
C – ( ) As vezes reutilizo
D – ( ) Jogo no lixo

14 – Você costuma abrir a janela para aproveitar a iluminação natural e a ventilação?
A – ( ) Sempre
B – ( ) Algumas Vezes
C – ( ) Quase nunca
D – ( ) Nunca

15 – Para transportar suas compras você:
A – ( ) Leva sua própria sacola reutilizável
B – ( ) Quando lembra, leva a sacola
C – ( ) Trás em sacos plásticos, mas evita usá-los muito
D – ( ) Aceito o modo como é feito normalmente pelos embaladores nas lojas


16 – Você tem atitudes para amenizar o “impacto ambiental” ?
A – ( ) Sim, evito gasto energético e de matéria prima sempre que possível, planto
árvores e busco ajudar na conscientização geral
B – ( ) Sim, mas ainda acho que posso melhorar
C – ( ) Um pouco
D – ( ) Nunca pensei nisto


Análise dos resultados:

Veja quanto vale cada resposta dada por você, some os pontos e veja em que categoria você se encaixa.
A – 1
B – 3
C – 5
D – 7

Até 30ontos: Você demonstrou ser uma pessoa totalmente preocupada com o meio
ambiente e faz a sua parte para cuidar dele, policiando seus hábitos de consumo.

De 31à 55pontos: Você demonstrou ser uma pessoa que pensa em seus hábitos de
consumo e que se esforça para contribuir com a preservação do meio ambiente.

De 56 a 90:Você demonstrou ser um consumidor pouco consciente. Precisa rever seus hábitos de consumo.

De 91 a 112:Você demonstrou ser uma pessoa totalmente alheia às
Problemáticas causadas ao meio ambiente,fruto do consumo desenfreado.Mude seus hábitos urgentemente,o planeta precisa disso.
.

sexta-feira, 10 de julho de 2009

5º encontro






























5º encontro
data:07/07/2009/terça-feira
OFICINA COLETIVA 1 e 2 (TP1)
SOCIALIZANDO
OFICINA REALIZADA PELA PROFESSORA CURSITA:MARGARETH/E.M.E.F.ALFREDO LENHARDT/
DIA 10/07/6ª SÉRIE B
TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA:A MAGIA DOS FRACTAIS
ESTUDO DE FRAÇÕES/OPERAÇÕESFIGURAS GEOMÉTRICAS(CARACTERÍSTICAS,PROPRIEDADES)

OBS: a aula transcorreu normalmente,os alunos adoraram a atividade .

Postado por nehita às 06:28 0 comentários
Segunda-feira, 6 de Julho de 2009

segunda-feira, 6 de julho de 2009

4º encontro

























Data:04 de julho de 2009









Hora:8 horas às 12 horas e das 13 h às 17 horas (total 8 horas)









GESTAR EM AÇÃO: Inserção do programa na Comunidade Escolar e no momento atual:





Campanha CRACK NEM PENSAR (RBS TV);



1º momento: VÍDEO: "O Vento" (adaptação) os Monarcas;





2º momento: Palestra para pais e alunos ,dramatização/redações;









3º momento;Premiação das redações;









4º momento: *Distribuição das Unidades dos TP s 1,2 e 3 (o que vai ser desenvolvido com os alunos em sala de aula);

















*Planejamento do trabalho com os alunos.









5º momento:Socializando/trabalho de casa.



3º encontro
















DATA:29 DE JUNHO








HORA:13 h e 30 min às 17 h e 30 min/4 horas








1º momento : apresentação de vídeo: MOTIVAÇÃO

















2º momento: Conversa informal(dúvidas,anseios,dificuldade)








3º momento: apresentação do power point:








*sessão coletiva:oficina (momentos)








*parte A:Discussão das experiências matemáticas realizadas(resolução da situação-problema na seção 1)e construção do conhecimento matemático em ação na seção 2);








*Objetivos;








* parte B:discussão das experiências (seção 3)transposição didática,utilização das AAA;








*parte C:motivação para a introdução à próxima unidade;








*apresentação da estrutura das oficinas e seus objetivos.








4º momento: TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA:Oficina dos fractais

segunda-feira, 22 de junho de 2009

2º ENCONTRO(manhã/tarde)

SÁBADO DIA 20 DE JUNHO/8 HORAS/
NOSSO TEMA:GUIA GERAL
RECURSO UTILIZADO:DATA SHOU
GESTARll/É TEMPO DE MUDANÇA/VÍDEO
(REFLEXÃO)




APRESENTAÇÃO DO GESTAR:
Caracterização:
Modalidade;
Estrutura do curso;
Carga horária;
Sistema de Avaliação;
Avaliação do desempenho;
Fundamentos da proposta;
Objetivo Geral
Currículo em rede;
Proposta Pedagógica;
Estrutura dos cadernos;
Seções;
Estrutura;
Plantão Pedagógico.

2º momento(tarde)
Distribuição do restante do kit do gestarll;
Reconhecimento do material(TPs,AAAs /versão aluno e versão professor);
Início de leitura e aprofundamento do TP 1;
Realização de Atividades.
Oficina Coletiva.

Tema de casa:
Ler e realizar todas as atividades das unidades do TP 1.

TEMA DE CASA

FOI DISTRIBUÍDO O "GUIA GERAL" PARA SER ESTUDADO (LIÇÃO DE CASA).
NO PRÓXIMO ENCONTRO (OFICINA INTRODUTÓRIA DO GESTAR ll.

TEMA DE CASA

TEMA DE CASA

RELATO DO DIA 6 DE JUNHO:

CONVERSA SOBRE:
O QUE É GESTAR?
SOU OBRIGADO A PARTICIPAR?
COMO VOU PARTICIPAR?
QUAL O MEU ENVOLVIMENTO ?
O QUE TENHO DE FAZER?
VOU RECEBER CERTIFICADO?
POR QUE SÓ MATEMÁTICA E PORTUGUÊS?

1)Esses e outros questionamentos foram levantados.....
Dentro do possível,as dúvidas foram sanadas....
2)Conversa informal sobre o Gestar ll e a Matemática:
reflexões......
3)Conclusão:
Depois da implantação do Gestar ll,"o nosso mundo" não será mais o mesmo;
As pessoas verão e sentirão " o ensino e a aprendizagem" com outros olhos;
olhos do amor,da compreensão e da solidariedade nortearão nossa caminhada!
professor e alunos unir-se-ão na busca constante do entendimento atuando com prazer,socializando seus conhecimentos,interagindo culturalmente na expectativa de criar laços de cidadania mais humanos e mais fecundos.

CRONOGRAMA

DIA 6 DE JUNHO/SÁBADO/8 HORAS ÀS 10 HORAS= 2 HORAS
20 DE JUNHO/SÁBADO/8 HORAS ÀS 12 HORAS=4 HORAS
20 DE JUNHO/SÁBADO/13,30 HORAS ÀS 17,30 HORAS=4 HORAS
29 DE JUNHO/SEGUNDA-FEIRA/13,30 HORAS ÀS 17,30 HORAS=4 HORAs
04 DE JULHO/SÁBADO/8HORAS ÀS 12 HORAS=4 HORAS
04 DE JULHO/SÁBADO/13H ÀS 17 HORAS=4 HORAS
14 DE JULHO/TERÇA-FEIRA/10 HORAS ÀS 12 HORAS=2 HORAS
18 DE JULHO/SÁBADO/8 HORAS ÀS 12 HORAS=4 HORAS
18 DE JULHO/SÁBADO/13 HORAS ÀS 17 HORAS=4 HORAS
08 DE AGOSTO/SÁBADO/8 HORAS ÀS 12 HORAS=4 HORAS
08 DE AGOSTO/SÁBADO/13 HORAS ÀS 17 HORAS=4 HORAS
TOTAL:40 HORAS (PRESENCIAIS)

1º ENCONTRO


SÁBADO/6 DE JUNHO/2009/ITAARA
DENSA CERRAÇÃO NOS ENVOLVE!
MAIS UMA MANHÃ FRIA!
NO ENTANTO...
ISSO NÃO FOI IMPEDIMENTO.....
NOS REUNIMOS
PARA DISCUTIR
A MELHOR MANEIRA
DE IMPLANTAR O GESTAR ll.
O CRONOGRAMA FOI CRIADO.

INICIO DO GESTAR ll

ITAARA!PORTO ALEGRE!
EXPECTATIVAS MIL!
ALEGRIAS,ESPERANÇAS
DE TRANSFORMAR O BRASIL.
INICIA-SE O GESTAR
É HORA DA LARGADA
ESTOU A TE CONVIDAR
VEM NESSA CAMINHADA!
TRAZ A TUA FANTASIA
E ATÉ TEU SONHO DESFEITO
JUNTO COM MINHA UTOPIA
NO ENSINO DAR UM JEITO.
DE MANEIRA DIFERENTE
LER E MATEMATIZAR
APOSTANDO NO GESTAR
PARA O MUNDO EQUACIONAR!





ITAARA
ITAARA MENINA FACEIRA
CIDADE FELIZ!
ACONCHEGO E TERNURA
PARA QUEM A QUIZ!
ITAARA EM SEU BERÇO.
REPOUSA A ALEGRIA.
E NA SUA MAGESTADE.
REINA A UTOPIA!
ITAARA PEDRA ALTA!
OUTORGADA PELA NATUREZA.
RECANTO DE PAZ!
ONDE REINA A BELEZA!
ITAARA CASCATAS.
MANANCIAL DE LUZ.
ITAARA AMADA
QUE A TODOS SEDUZ!
ITAARA CACHOEIRAS.
VIDA E FANTASIA.
ITAARA MONTANHAS.
DE MUITA NOSTALGIA.
ITAARA BALNEÁRIOS
DE ENCANTOS MIL.
ITAARA ÉS UM PEDAÇO
DO MEU AMADO BRASIL.

terça-feira, 16 de junho de 2009

Nehita


"Os sonhos trazem saúde para a emoção,
equipam o frágil para ser autor da sua história,
renovam as forças do ansioso,animam os deprimidos,
transformam os inseguros em seres humanos de raro valor.
Os sonhos fazem os tímidos terem golpes de ousadia e os
derrotados serem construtores de oportunidades."
Augusto Cury